ELAG - Escola Latino-Americana de Genética Humana e Médica - IGPT - Instituto Genética Para Todos
Usuário
Senha
2 1
Você pode escolher a melhor forma de contribuir com nossos programas por meio de doações!
Notícia
Venâncio Aires, no RS, inaugura Projeto Genética Móvel do IGPT
A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Venâncio Aires, Rio Grande do Sul, foi o local escolhido para dar início ao Genética Móvel,” novo projeto do IGPT (Instituto Genética Para Todos). Com o objetivo de levar avaliações e exames a pessoas que vivem em áreas com mais dificuldade de acesso a testes genéticos, o Genética Móvel avaliou 10 crianças neste primeiro município visitado.
Segundo o Presidente do IGPT, Fernando Machado da Costa, a maioria das crianças selecionadas para as análises não tinham ainda diagnóstico. “Embora todos os pacientes selecionados tenhamdemonstrado algum problema grave, não haviam passado por uma avaliação médica detalhada para saber que doença os acomete e quais as medidas de manejo mais apropriadas. A APAE de Venâncio Aires selecionou muito bem os casos a serem avaliados”, diz.
Após consentir a participação no projeto, os pacientes passaram pela avaliação do grupo de voluntários do IGPT que participa do “Genética Móvel, e tiveram amostras de sangue e/ou urina colhidas para análise.”
Após concluir as avaliações clínicas e os exames laboratoriais, o IGPT espera que muitos dos casos avaliados pelo Projeto Genética Móvel venham, finalmente ater um diagnóstico. “Ao estarem cientes do problema de seus filhos, os pais terão um norte sobre o que fazer para tratá-los ou mesmo sobre como lidar com a doença”, comenta Costa.
O projeto Genética Móvel deve ser um programa permanente. Outras cidades devem receber as visitas da equipe, sempre que possível com o apoio das APAEs locais.
2018
desenvolvido por Kiweb Webmail