ELAG - Escola Latino-Americana de Genética Humana e Médica - IGPT - Instituto Genética Para Todos
Usuário
Senha
2 1
Você pode escolher a melhor forma de contribuir com nossos programas por meio de doações!
Notícia
Dia Internacional de Mucopolissacaridoses
O IGPT participa do Dia Internacional de Mucopolissacaridoses.

Caderno vida,
Zero Hora, Sábado, 11 de maio de 2013

Dia para lembrar a mucopolissacaridoses:

O Instituto Genética para Todos - IGPT, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) a Associação Gaúcha de Mucopolissacaridoses (AGMPS) realizam nesta segunda-feira uma atividade para marcar o Dia Internacional de Mucopolissacaridoses, que acorre no dia 15 de maio. O evento começa às 13h no HCPA.

A MPS é uma doença genética causada pela falta ou deficiência de uma enzima responsável pela degradação de uma molécula chamada glicosaminoglicano (ou mucopolissacarídeo). Sua deficiência leva ao acúmulo progressivo dessas substâncias no interior das células. Como conseqüência, pode ocorrer aumento do fígado e do baço, problemas cardíacos e respiratórios, alterações ósseas, dificuldade visual e auditiva e, em alguns casos problemas neurológicos.

Acredita-se que as MPS são subdiagnosticadas principalmente pela falta de conhecimento dos profissionais sobre os sinais da doença. O diagnóstico geralmente é tardio, quando os pacientes já apresentam sintomas irreversíveis, daí a importância da identificação precoce para que pacientes possam ser tratados.
2018
desenvolvido por Kiweb Webmail